UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO CARLOS
CURSO
DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Disciplina: Educação Musical - Prática e Ensino 1
Professoras: Isamara Alves Carvalho e Erica Viana
Tutora: Erica Furlan
Educação
musical no decorrer das épocas
No texto
“Evolução das ideias pedagógico-musicais”, Ilza Joly faz considerações a
respeito do conceito de educação musical.
A autora expõe
os pontos de vista de Feres (1989), que considera a importância da educação
musical voltada para a sensibilização e expressão musical do indivíduo. Cita
Gainza (1964) como defensora do estudo da evolução da pedagogia musical.
Em seguida,
afirma que a educação musical na sociedade indígena era da responsabilidade de
indivíduos especializados. E que, de um modo geral, a música possuía lugar
privilegiado nas sociedades mais antigas. Especialmente na Grécia, onde o
ensino da música era realizado desde a infância, pois este era considerado
parte essencial da formação do indivíduo, segundo Gainza (1964).
Joly finaliza seu
texto expondo a desvalorização da educação musical no decorrer de diferentes
épocas, nas quais sempre foi preciso reafirmar seu valor. E propõe ao educador
a missão de resgatar a música na sua totalidade.
Percebo, no meu
trabalho, como a música é importante em todas as faixas etárias. A convivência com a música é capaz de
sensibilizar, aumentar a autoestima, socializar e desenvolver a coordenação
motora e a percepção auditiva do indivíduo.
Concordo com a
autora no que diz respeito ao resgate do valor da música. Acredito que a
sociedade ainda não reconhece o papel do educador musical. Há desrespeito e
desvalorização a este profissional. Muitas escolas aceitam a presença de
pessoas não especializadas para lecionar e coordenar projetos de música. Com
isto, o ensino se torna indiferente e improdutivo.
Referências:
JOLY, Ilza. “Evolução das ideias pedagógico-musicais”.
Disponível em: < http://ead.sead.ufscar.br/mod/resource/view.php?id=177770>
Acesso em: 07 abr. 2012.
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