sábado, 5 de maio de 2012

EMPE1 AT.2.5 - Desafio individual - Leitura objetiva e inferencial


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Disciplina: Educação Musical - Prática e Ensino 1
Professoras: Isamara Alves Carvalho e Erica Viana
Tutora: Erica Furlan

Educação musical no decorrer das épocas

No texto “Evolução das ideias pedagógico-musicais”, Ilza Joly faz considerações a respeito do conceito de educação musical.
A autora expõe os pontos de vista de Feres (1989), que considera a importância da educação musical voltada para a sensibilização e expressão musical do indivíduo. Cita Gainza (1964) como defensora do estudo da evolução da pedagogia musical.
Em seguida, afirma que a educação musical na sociedade indígena era da responsabilidade de indivíduos especializados. E que, de um modo geral, a música possuía lugar privilegiado nas sociedades mais antigas. Especialmente na Grécia, onde o ensino da música era realizado desde a infância, pois este era considerado parte essencial da formação do indivíduo, segundo Gainza (1964).
Joly finaliza seu texto expondo a desvalorização da educação musical no decorrer de diferentes épocas, nas quais sempre foi preciso reafirmar seu valor. E propõe ao educador a missão de resgatar a música na sua totalidade.
Percebo, no meu trabalho, como a música é importante em todas as faixas etárias.  A convivência com a música é capaz de sensibilizar, aumentar a autoestima, socializar e desenvolver a coordenação motora e a percepção auditiva do indivíduo.
Concordo com a autora no que diz respeito ao resgate do valor da música. Acredito que a sociedade ainda não reconhece o papel do educador musical. Há desrespeito e desvalorização a este profissional. Muitas escolas aceitam a presença de pessoas não especializadas para lecionar e coordenar projetos de música. Com isto, o ensino se torna indiferente e improdutivo.


Referências:

JOLY, Ilza. “Evolução das ideias pedagógico-musicais”. Disponível em:            < http://ead.sead.ufscar.br/mod/resource/view.php?id=177770> Acesso em: 07 abr. 2012.

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