sábado, 5 de maio de 2012

EMPE1 AT.2.6 - Desafio individual - Leitura objetiva e investigação inicial



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Disciplina: Educação Musical - Prática e Ensino 1
Professoras: Isamara Alves Carvalho e Érica Viana
Tutora Erica Furlan

            No texto “Sobre a história da Educação Musical”, Ilza Joly organiza ideias de diferentes autores para fazer um breve panorama histórico da educação musical.
            Já no início do texto, a autora cita Teca Alencar de Brito (1998), que afirma que a música sempre esteve presente na infância. Porém, é recente a valorização educação musical no Brasil como parte essencial da formação do indivíduo. Ela afirma que, para Gainza (1964), a pedagogia musical acompanha a evolução da música.
            Em seguida, faz um panorama histórico da educação musical. Afirma que nas sociedades primitivas, assim como na Grécia, a música recebia lugar de destaque, e era ensinada por pessoas especializadas. Observa a importância de Guido D’Arezzo como educador musical na Idade Média, ainda que o ensino musical fosse voltado para a religião da época. E ressalta a popularização do ensino da música, especialmente por Rousseau, no Renascimento.
            A autora aborda os argumentos de Gainza (1964), que observa tendências opostas no decorrer das épocas que influenciam a educação musical. São elas: racionalismo e sensorialismo, ou teoria e prática musical. Afirma que ambas tendem a se separar, tornando-se extremistas e prejudicando a totalidade do ensino.
            Ela finaliza destacando ideias de Gainza, que afirma que o ensino deve ser reformulado à medida que se torna mais acessível. E que há um processo de renovação do ensino da música, no qual se torna possível aprender prazerosamente.
            Teca Alencar de Brito é professora do curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É defensora da acessibilidade e popularização do ensino da música, assim como Rousseau. Este é considerado um dos precursores da escola moderna. Foi pioneiro no estudo da idade mental referente ao adulto ou à criança, e buscava a singularidade do indivíduo na educação. Rousseau foi um grande pensador da época do Renascimento, movimento histórico entre a Idade Média e a Moderna que defendia o uso da razão e enaltecia as ações humanas (humanismo).

Referências:

JOLY, Ilza Zenker Leme. Sobre a história da educação musical. Disponível em: <http://ead.sead.ufscar.br/mod/resource/view.php?id=177771> Acesso em: 09 abr.2012

FILHO, João Cardoso Palma. A educação através dos tempo. Acervo digital da Unesp. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/173/1/01d06t01.pdf> Acesso em 09 Abr. 2012.

BRITO, Teca Alencar de. Para ouvir, cantar e tocar. Nova Escola, Janeiro/Fevereiro 2012. Edição 249. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/musica-pre-escola-ouvir-cantar-tocar-> Acesso em: 09 abr. 2012.

SOUSA, Rainer. Renascimento. Brasil Escola. Disponível em:                                                     < http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm> Acesso em 09 abr. 2012.

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