UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO CARLOS
CURSO
DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Disciplina:
Educação Musical - Prática e Ensino 1
Professoras:
Isamara Alves Carvalho e Érica Viana
Tutora
Erica Furlan
No texto “Sobre a história da
Educação Musical”, Ilza Joly organiza ideias de diferentes autores para fazer
um breve panorama histórico da educação musical.
Já no início do texto, a autora cita
Teca Alencar de Brito (1998), que afirma que a música sempre esteve presente na
infância. Porém, é recente a valorização educação musical no Brasil como parte
essencial da formação do indivíduo. Ela afirma que, para Gainza (1964), a
pedagogia musical acompanha a evolução da música.
Em seguida, faz um panorama
histórico da educação musical. Afirma que nas sociedades primitivas, assim como
na Grécia, a música recebia lugar de destaque, e era ensinada por pessoas
especializadas. Observa a importância de Guido D’Arezzo como educador musical
na Idade Média, ainda que o ensino musical fosse voltado para a religião da época.
E ressalta a popularização do ensino da música, especialmente por Rousseau, no
Renascimento.
A autora aborda os argumentos de
Gainza (1964), que observa tendências opostas no decorrer das épocas que
influenciam a educação musical. São elas: racionalismo e sensorialismo, ou
teoria e prática musical. Afirma que ambas tendem a se separar, tornando-se
extremistas e prejudicando a totalidade do ensino.
Ela finaliza destacando ideias de
Gainza, que afirma que o ensino deve ser reformulado à medida que se torna mais
acessível. E que há um processo de renovação do ensino da música, no qual se
torna possível aprender prazerosamente.
Teca Alencar de Brito é professora
do curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Educação da Universidade de
São Paulo (USP). É defensora da acessibilidade e popularização do ensino da
música, assim como Rousseau. Este é considerado um dos precursores da escola
moderna. Foi pioneiro no estudo da idade mental referente ao adulto ou à
criança, e buscava a singularidade do indivíduo na educação. Rousseau foi um
grande pensador da época do Renascimento, movimento histórico entre a Idade
Média e a Moderna que defendia o uso da razão e enaltecia as ações humanas
(humanismo).
Referências:
JOLY, Ilza Zenker Leme. Sobre a história da educação musical. Disponível em: <http://ead.sead.ufscar.br/mod/resource/view.php?id=177771>
Acesso em: 09 abr.2012
FILHO, João Cardoso Palma. A educação através dos
tempo. Acervo digital da Unesp. Disponível
em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/173/1/01d06t01.pdf> Acesso em 09 Abr. 2012.
BRITO, Teca Alencar de. Para ouvir, cantar e tocar. Nova Escola, Janeiro/Fevereiro 2012.
Edição 249. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/musica-pre-escola-ouvir-cantar-tocar-> Acesso em: 09
abr. 2012.
SOUSA, Rainer.
Renascimento. Brasil Escola. Disponível
em:
< http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm> Acesso em 09 abr. 2012.
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