quarta-feira, 28 de março de 2012

EMPE1 AT.1.7 - Desafio individual - Leitura avaliativa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS / CURSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL
Disciplina: Educação musical - prática e ensino 1
Professoras: Isamara Alves Carvalho e Erica Viana
Tutora: Erica Furlan

Reflexões sobre a Educação Musical

            O texto “Porque Educação Musical”, de João Marques Fonseca traduz de forma clara os empecilhos enfrentados pelo nosso país no que diz respeito ao ensino da música.
            Pertinentemente, o autor coloca no texto a secundarização do ensino da música, no que diz respeito à desvalorização do professor, como também na má compreensão da boa educação musical por parte deste.
            As dificuldades no ensino da música no nosso país vão além das enfrentadas diariamente em sala de aula, como falta de estrutura, poucos profissionais capacitados ou má remuneração. O maior dos problemas está na ignorância da sociedade a respeito da música.
            Numa sociedade que preza pelo “viver utilitário”, pela praticidade e pelo racional, sofrem todos os tipos de expressão do pensamento artístico.  Por isso, busca-se constantemente uma razão para o ensino da música. Esquece-se do seu valor histórico-cultural.
            A música acompanha a história humana desde o princípio. Ela vai além da linguagem tradicional. Expressa sentimentos, emoções, vivências e pensamentos. Não se pode rotulá-la, tampouco convertê-la. Apenas vivê-la, senti-la.
            No livro “O ouvido pensante”, Schafer afirma:
            “A música existe porque nos eleva, transportando-nos de um estado vegetativo para uma vida          vibrante. Algumas pessoas (seguindo filósofos como Schopenhauer e Langer) acreditam que música é uma expressão idealizada das energias vitais e do próprio Universo”.
            A Lei nº 11.769 já está em vigor. Estes questionamentos a acompanham, de alunos a pais, professores, diretores e governantes. Por que ensinar música? Quem está apto a ensiná-la? O que ensinar? Por que aprender?
            A partir de experiências diárias, arrisco algumas respostas:
            Ensina-se música pela música. Assim como a linguagem, a matemática e outras áreas do conhecimento tem sua importância valorizada, a música também deve ter seu respaldo na educação como um todo. Aprender música deixa a vida mais interessante e os ouvidos mais atentos, em qualquer fase.
            O professor de música deve ser apaixonado. Isto o levará a ser um pesquisador, a se aperfeiçoar, a revelar seu potencial criativo. Não há nada mais triste e desinteressante para o aluno do que um professor desmotivado.
            O ensino nas escolas deve ser adequado às faixas etárias. Porém, acredito que não se deve dar demasiada atenção ao ensino da leitura musical. Música é som, antes de tudo. E por isso, cito Schafer novamente: “Sempre resisti à leitura musical, nos primeiros estágios da educação, porque ela incita muito facilmente a um desvio da atenção para o papel e para o quadro-negro, que não são os sons.”
            Mais importante do que as respostas são os questionamentos. Ainda há muito o que se fazer no âmbito da Educação Musical brasileira. Por isto, necessita-se de profissionais dedicados, sonhadores e criativos para esta área. É isto que eu almejo.

Referências:

FONSECA, João Gabriel Marques. Porque educação musical. Atravez – Associação Artístico Cultural. São Paulo, SP.

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. 1. ed. São Paulo: UNESP, 1992. 399 p.

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