terça-feira, 6 de março de 2012

IEaD AT.2.6 - Tarefa: A autonomia do aprendiz

Reflexões sobre autonomia na EAD

Segundo Oreste Preti, a Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino em expansão. Em seu artigo “AUTONOMIA DO APRENDIZ NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: significados e dimensões”, ele afirma que, nesta proposta, é fundamental que o aprendiz desenvolva sua autonomia.
        Autonomia é a “faculdade de se governar por leis próprias; independência” (LUFT, Celso Pedro). Para Preti, ela pode ser dividida em dois aspectos: político e pedagógico. Politicamente, ter autonomia é o mesmo que ter direito absoluto à liberdade e recusa à subjugação. Pedagogicamente, significa tornar-se sujeito do conhecimento, e possuir autoridade para professá-lo.
Esta autonomia, na educação a distância, possui diversas dimensões. “Ontológica”, já que é uma conquista que faz parte da formação do ser humano; política, na medida em que o estudante faz parte de um grupo e deve comprometer-se com ações coletivas; afetiva, considerando-se que o aprendizado depende do entusiasmo do aluno; metodológica, em que se elaboram recursos de ensino-aprendizagem possíveis à EAD, que levem à construção da autonomia intelectual; técnico-instrumental, que se utiliza de técnicas específicas e de instrumentos que direcionem e facilitem o estudo; e operacional, pois exige do aprendiz ações organizacionais para que este cumpra os objetivos propostos.
        A autoavaliação é essencial para o bom desempenho do aluno de EAD e para a construção da sua autonomia, pois a reflexão permite que o aluno observe falhas e busque resultados melhores.
Portanto, a Educação a Distância é uma modalidade que favorece a construção da autonomia do aprendiz, o qual deve ter um perfil ativo, sempre disposto a buscar e a compartilhar conhecimentos e experiências.

Referências

PRETI, Oreste. AUTONOMIA DO APRENDIZ NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: significados e dimensões. Disponível em: <http://ead.sead.ufscar.br/file.php/1770/textos_didaticos/Autonomia_aprendiz.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2012.

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. 20. ed. São Paulo: Editora Ática, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário